sábado, 27 de dezembro de 2008

Admiravel Orwell Novo!!


Não sei se vocês se lembram qual era a profissão de Winston Smith, personagem principal de 1984. Ele era funcionário do Ministério da Verdade, que, ironicamente, tinha a função de falsificar registros e deletar rastros sobre pessoas e acontecimentos que ião contra o Partido e o Grande Irmão (Big Brother).


Quando George Orwell escreveu este livro, ao certo não sabia suas consequencias. O Big Brother, aparelho panótipo de vigilância moral e social, ganhou status como programa de entrenimento mundial, com o mesmo nome.


Porém, a maior lição que consigo enxergar deste visionário mestre, é a aparição da Novilingua. A primeira lingua responsável por reduzir seus próprios termos. Exemplo: ao invés de designar dois termos para dizer coisas opostas, usaria-se apenas um, com a diferenciação de um prefixo. Então, "ruim" seria inbom e "bom" continuaria a mesma coisa. Faria-se uma economia de termos, facilitando os padrões e a forma de vida.


É sobre isso que vim parabenizar Orwell. Por essa profecia maravilhosa. Nos tempos de hoje, inconscientemente, somos levados cada vez mais para perto da Novilinga. Para facilitarmos nossas vidas, para criarmos padrões que assegurem nossa comodidade e a alta produtividade da sociedade. Bem, os benefícios são muitos! Simplificamos nossos textos, nossas conversas, inutilizamos palavras, reduzimos termos. Quer exemplo mais significativo do que a linguagem virtual que se utiliza de "vc" no lugar de você.


Um texto composto de termos muito difíceis não é mais aceito hoje em dia. Aliás, um texto composto, não é mais aceito. Acho que o termo composto será o próximo da lista negra. De agora em diante, será simples e insimples. O que acham?


Os jornais são cada vez menores, tanto em tamanho de texto quanto em profundidade do tema. A tecnologia é menor. Lutamos e trabalhamos arduamente para desenvolvermos coisas menores e nanotecnologicamente compatíveis todos os dias. Enfim, somos tragados para o grande buraco da Novilingua diariamente, e com o benfício de não precisarmos nos preocupar com isso!


Bem, após todo esse falatório - que tentei obedecer às regras de redação da Novilingua -, vou sentar em meu sofá, buscar algo de interessante no jornal e esperar pela chegada do Grande Irmão!


2 comentários: